O que é Pixel de Marketing e porque você deve se importar?

  • Post category:Marketing

O que é Pixel de Marketing e porque você deve se importar?

Robô representando pixel de marketing.

Sem dúvidas, você já deve ter visitado um site institucional, só para dar aquela espiada em um produto ou serviço, e percebeu que após essa visita você foi perseguido por anúncios dessa marca enquanto você navega em outros sites, aplicativos e redes sociais.

Dito isso, se você tem curiosidade para entender como isso funciona, vai querer se familiarizar sobre um pixel de marketing (também conhecido como pixel de rastreamento).

Usado de maneira correta, esses pequenos códigos podem transformar suas campanhas de tráfego pago, otimizar seu site e até mesmo, aumentar suas conversões.

O que é pixel de marketing?

Só para ilustrar, pixels são trechos de código que permitem coletar informações valiosas sobre os visitantes de um site e quais ações eles tomaram, o objetivo é usar esses dados para a criação de anúncios mais relevantes direcionando para esse público.

Certamente, os pixels são vitais para medir o desempenho de uma campanha, rastrear conversões e construir automaticamente públicos com base no comportamento.

Quais são os tipos de pixel mais comuns?

Pixels de redirecionamento

Os pixels de redirecionamento (Retargeting) rastreiam os visitantes do seu site e permitem que você crie campanhas de anúncios direcionadas para os mesmos, o objetivo é incentivá-los a tomarem uma decisão que não foi tomada na primeira visita, por exemplo, realizar uma compra.

Sem dúvidas, você já deve ter feito uma visita ao site da Netshoes, procurou por um tênis e de repente esses produtos começaram a aparecer em outros sites, redes sociais e aplicativos.

Isso é Retargeting!

Pixels de conversão

Os pixels de conversão acompanham as vendas, ou qualquer outra métrica de conversão definida (‘entrar em contato’, ‘adicionar ao carrinho’ etc.) da sua campanha de anúncios, o que nos faz avaliarmos de maneira mais assertiva o sucesso de uma campanha.

Por que o pixel de marketing é importante?

Só para exemplificar, os pixels de conversão e Remarketing/Retargeting, são importantes porque as informações coletadas permitem o melhor entendimento sobre as pessoas que visitam nosso site, através delas é que podemos iterar e melhorar os esforços em nossas estratégias de marketing.

O pixel de marketing também é utilizado para dar continuidade em relacionamentos, através de anúncios pagos direcionados às pessoas que deixaram seu site, especialmente se eles não completaram uma ação desejada ou esperada, como fazer uma compra.

Como acompanhar o desempenho de um pixel de marketing?

As plataformas de anúncios permitem que você rastreie e analise o sucesso de suas campanhas. Dessa maneira, esses relatórios mostrarão como seus anúncios pagos estão se saindo para que você possa determinar:

  1. Se o seu público-alvo está correto;
  2. Se os gastos estão alinhados com os objetivos do anúncio.

 Para pixels de conversão, você poderá ver todos os dados de compra relatados no painel da plataforma de anúncios que você está usando, incluindo post-click e post-view.

  • O post-click refere-se aos usuários que clicaram em seus anúncios e fizeram uma compra, seja na mesma sessão de um clique ou dentro de algum período após a ação;
  • Post-view refere-se a usuários que visualizaram um anúncio e não clicaram, mas posteriormente realizaram uma compra.

 Através do pixel de redirecionamento, também é importante avaliar o tamanho de seus segmentos de Retargeting para compreender quantos usuários potenciais você pode ir atrás com seus anúncios de redirecionamento com intuito de trazer essas pessoas de volta ao seu site.

Preparado para usar um pixel de marketing no seu negócio?

Agora que você sabe exatamente o porquê desses pequenos trechos de código serem tão importantes, você está pronto para utilizar pixels no seu site e entender melhor o comportamento desses visitantes.

Em suma, todas essas ações são cruciais para fazermos escolhas mais inteligentes na criação de nossas campanhas e em nossos esforços de marketing digital, consequentemente, no aumento das vendas.

Para mais conteúdos como esse, visite o site Me Ajuda Cleo, e aproveite para conhecer nossas soluções em marketing digital e vendas para empresas. Ou, se quiser ficar atento às novidades do mundo online, visite nossa coluna no portal da Só Sergipe.

Crédito pela imagem destaque: Tecnologia vetor criado por upklyak – br.freepik.com