Marketing de conteúdo: O que é e porque ele é importante para o seu negócio

  • Post category:Marketing
Artigo marketing de conteúdo. Máquina de escrever e prancheta.
Créditos pela imagem: http://uihere.com

Sem dúvidas, o marketing de conteúdo vem se tornando o meio mais importante para manter a sustentabilidade e o crescimento de uma empresa na internet. O conteúdo está no centro de toda estratégia de marketing digital e é um dos caminhos para você que quer atrair o seu público-alvo.

No entanto, para ter sucesso na criação de conteúdo, você precisa planejar e definir objetivos específicos. E é disso que se trata o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo irá te guiar sobre o tipo de conteúdo que será criado, onde publicá-lo, a quem direcionar e como medir os resultados.

Neste artigo, você aprenderá porque o marketing de conteúdo é importante e os benefícios que ele oferece a qualquer empresa.

Em primeiro lugar, vamos começar com o conceito do marketing de conteúdo e, em seguida, irei explicar a importância do mesmo nos dias atuais.

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Só para ilustrar, o marketing de conteúdo é o processo inserido na criação, publicação e promoção de um conteúdo relevante na hora certa, e, para o público certo.

O objetivo do marketing de conteúdo é ajudar uma empresa a aumentar o seu reconhecimento de marca e obter melhores posições nos mecanismos de busca (SEO).

Sem contar, que ele também serve para melhorar o relacionamento de uma empresa com seu público nos diversos canais de mídia social.

Dito isso, para aproveitar todos os benefícios do marketing de conteúdo, você precisa de uma estratégia bem definida.

Por meio de uma estratégia de conteúdo, você poderá especificar que tipo de conteúdo criar e quando publicá-lo, qual seu público-alvo e como medir essas campanhas.

Ciclo de vida do marketing de conteúdo.

Confira a seguir os motivos pelos quais o marketing de conteúdo é considerado essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

Só para ilustrar, o marketing de conteúdo é importante para empresas por esses motivos:

  1. Aumentar o retorno sobre o investimento (ROI)
  2. Funciona como combustível para campanhas de marketing digital
  3. Ótima forma de aumentar o reconhecimento da marca, melhorando sua reputação e construção da confiança com os usuários
  4. O marketing de conteúdo pode ajudar a aumentar as conversões
  5. É a melhor maneira de subir nas pesquisas do Google
  6. Uma ótima estratégia para se envolver com clientes em potencial
  7. É um diferencial competitivo para sua empresa
  8. O marketing de conteúdo se tornou importante para o crescimento estável da empresa
  9. Com o marketing de conteúdo você entenderá melhor seus clientes

1. Aumentar o retorno sobre o investimento (ROI)

Sem dúvidas, o marketing de conteúdo não possui um custo baixo, por outro lado, ele traz um ótimo retorno sobre o investimento.

Dito isso, criar conteúdo relevante constantemente é caro, pois requer tempo e até mesmo, custo com um redator. Mesmo assim, podemos considerá-lo um ótimo investimento para o seu negócio.

Um bom conteúdo é praticamente um ‘ativo’ para uma empresa online, que pode gerar lucro através de visitas orgânicas, menções à marca e engajamento nas redes sociais.

Em termos de números, estudos mostram que empresas que usam o marketing de conteúdo obtém mais tráfego e leads em comparação com as que não utilizam o mesmo.

  • Aumento nas visitas do site em até 55%;
  • 434% mais páginas indexadas por mecanismos de busca;
  • 97% mais backlinks;
  • Em média, eles obtêm 5x mais leads por conta do marketing de conteúdo.

Além disso, o marketing de conteúdo é mais barato do que investir em marketing tradicional, e cada R$5,00 reais gastos nele gera 3 vezes mais leads.

2. Funciona como combustível para campanhas de marketing digital

O marketing de conteúdo faz parte do marketing digital. Esse processo é o que empresas e marcas utilizam para promover o seu negócio através dos canais online disponíveis.

Dessa forma, para que todos os outros canais de marketing digital funcionem e gerem resultados, eles precisam de conteúdo bom e relevante para o seu público-alvo.

Por exemplo:

Para que suas estratégias de SEO funcionem e ajudem você a obter uma boa classificação no Google, você precisa de um conteúdo que satisfaça a intenção dos usuários e, ao mesmo tempo, seja “amigável” com o SEO.

Em segundo lugar, para suas redes sociais terem envolvimento, gere visitas, curtidas e compartilhamentos, você precisa de conteúdo que atraia seu público.

Já para suas campanhas de e-mail marketing gerarem vendas, você precisa de conteúdo que seja no mínimo convincente para encorajar as pessoas a avançar na etapa de decisão da compra.

3. Ótima forma de aumentar o reconhecimento da marca, melhorando sua reputação e construção da confiança com os usuários

O marketing de conteúdo é uma das melhores formas de aumentar o reconhecimento da sua marca e como seus produtos ou serviços podem solucionar os problemas das pessoas.

Isso pode ser feito através de vários canais, sendo o mais importante o uso da otimização nos mecanismos de busca. Também podemos usar o tráfego pago, marketing em mídias sociais e e-mail marketing.

Vejamos abaixo alguns exemplos de como isso é feito na prática:

Quando as pessoas estão com um problema ou necessidade, provavelmente elas irão até o Google procurar por informações e soluções.

Eles ainda estão conscientes e querem descobrir como resolver um problema ou obter uma resposta para uma pergunta específica.

Dito isso, através do marketing de conteúdo, você pode gerar artigos que eduquem, informe, sugira possíveis formas deles solucionarem certo problema ou responder suas dúvidas.

Dessa maneira, essas pessoas irão se tornar seguidores leais e embaixadores da sua marca, o que influencia positivamente outros usuários a confiarem na mesma.

Este é exatamente o mesmo processo que seguimos há alguns anos no Portal Me Ajuda Cleo. Nós compartilhamos conteúdo que ajuda pessoas a aprenderem um pouco mais sobre marketing digital e redes sociais.

Por meio desse conteúdo, estabelecemos nossa marca como uma fonte confiável para todas as necessidades. Dessa forma, recebemos cada vez mais visitas, mais leads interessados nos serviços de marketing digital, e também vendas de outras soluções.

4. O marketing de conteúdo pode ajudar a aumentar as conversões

Quando você inicia um negócio online, o objetivo é ter uma marca bem-sucedida no mercado e obter lucro com esse trabalho. Para ganhar dinheiro você precisa ter conversões, e nisso o marketing de conteúdo pode te ajudar.

Sem dúvidas, ficou mais difícil e caro chamar a atenção dos usuários na internet. Isso por conta da quantidade de anúncios nas redes sociais e alguns sites que utilizam o Google Adsense.

Dessa forma, a competição está maior em todos os nichos. A melhor maneira de usar seus recursos, e isso inclui tempo e dinheiro, é criar ativos de conteúdo para posicionar sua marca em todos os estágios da jornada do cliente.

Jornada do consumidor no marketing de conteúdo.

Ao compartilhar conteúdo relevante nessas etapas, você poderá chamar a atenção deles e criar relacionamentos a longo prazo.

Dito isso, esse relacionamento irá te levar a mais conversões, pois é mais fácil para os usuários comprar produtos ou serviços de marcas em que confiam e provaram que podem realmente ajudá-los.

5. É a melhor maneira de subir nas pesquisas do Google

Só para ilustrar, o marketing de conteúdo e o SEO andam de mãos dadas. Logo após configurar um site e garantir que o mesmo seja compatível com o SEO, a próxima etapa é criar um planejamento para direcionar palavras-chave específicas ao mesmo.

O marketing de conteúdo é importante no SEO porque:

  • Por meio do conteúdo, você pode direcionar termos de pesquisas específicos para os quais deseja que seu site apareça nos resultados;
  • Conteúdo de alta qualidade pode atrair backlinks de outros sites e isso aumenta a autoridade do seu domínio, o que leva a classificações mais altas;
  • Os sites que possuem bons conteúdos são considerados pelo Google como de alta qualidade e isso influencia positivamente sua posição.

Portanto, em vez de usar qualquer outra técnica para enganar algoritmos do Google, a melhor maneira de melhorar seu SEO é publicando conteúdo de alta qualidade, satisfazendo assim as necessidades dos usuários regularmente.

6. Uma ótima estratégia para se envolver com clientes em potencial

Tudo que já mencionamos até agora nos leva a um objetivo comum, que nada mais é do que utilizar o conteúdo como meio de comunicação entre uma empresa e seus clientes, sejam atuais ou potenciais.

Dessa forma, chamamos no marketing de conteúdo isso como: ’inbound marketing’, que é a forma como empresas criam canais de comunicação bidirecionais com seus clientes.

Em outras palavras, bidirecional significa que os clientes podem se comunicar com você através de comentários em publicações em redes sociais, artigos em um blog, formulários de feedback, mensagens, etc.

Sem o marketing de conteúdo essa forma de comunicação não é possível, porque ou você publica o conteúdo errado, divulgando para as pessoas erradas, ou não monitora e mede as dúvidas e respostas do usuário.

Dito isso, com o marketing de conteúdo, esse processo é definido com métricas, ferramentas e maneiras de otimizar o relacionamento do usuário com seu conteúdo.

7. É um diferencial competitivo para sua empresa

Quando bem feito, o marketing de conteúdo pode auxiliar no nosso diferencial competitivo em relação aos concorrentes do mesmo setor.

Dessa maneira, os consumidores que usam o Google ou Facebook podem encontrar facilmente marcas que se preocupam com seus clientes, compartilhando com os mesmos conteúdos valiosos.

Se por acaso os seus concorrentes ainda não possuem uma boa estratégia de conteúdo na internet, esta é sua oportunidade para se destacar.

Por outro lado, se eles estiverem ativos, você poderá analisar suas campanhas, a fim de analisar seus pontos fortes e fracos e oferecer ao público um conteúdo melhor e mais relevante.

Não se engane, a internet pode estar nesse momento inundada com milhões de novas páginas e sites por dia, mas nem todo conteúdo é útil e agradável. Dito isso, ainda há espaço para melhorias e em praticamente quase todos os nichos que vemos por aqui.

8. O marketing de conteúdo se tornou importante para o crescimento estável da empresa

Sem dúvidas, uma das melhores maneiras de fazer crescer um negócio online é ter em sua lista de ativos, os conteúdos evergreen.

Conteúdo evergreen é o tipo de conteúdo que é sempre relevante e não está associado a um período de tempo específico.

O conteúdo pode ser em qualquer formato, como blogs, vídeos, podcasts, imagens, infográficos ou qualquer combinação dos itens acima.

Ao criar, publicar e promover esse conteúdo evergreen em diferentes canais, você acaba:

  • Obtendo classificações melhores e consequentemente mais tráfego através dos mecanismos de busca;
  • Se classificando melhor no YouTube e obtendo assim mais visualizações e inscritos;
  • Conseguindo mais pessoas a te acompanhar nas redes sociais;
  • Aumentando sua lista de contatos, caso use uma página de captura.

Em suma, empresas que possuem um plano de marketing de conteúdo sólido, com formas de medir sua eficácia podem prever com precisão, qual seria o efeito em seu tráfego e vendas através da distribuição de mais conteúdo.

9. Com o marketing de conteúdo você entenderá melhor seus clientes

Antes de iniciarmos qualquer estratégia de conteúdo na internet, precisamos aprender o máximo de informações possíveis sobre nossos clientes.

Em primeiro lugar, você precisa realizar uma pesquisa para identificar o seu público-alvo, criar personas e tudo isso para que os conteúdos sejam direcionados corretamente.

Esse processo é muito valioso para qualquer ação em seu plano de marketing digital. Suas descobertas podem ser usadas para criar perfis de clientes e segmentar seu público em todos os canais.

Além disso, ao medir a eficácia de suas campanhas de marketing de conteúdo, você aprenderá muito sobre as necessidades, gostos e desejos de seus clientes, isso o ajudará a otimizar ainda mais suas campanhas.

O que aprendemos sobre marketing de conteúdo?!

Vimos que o marketing de conteúdo é importante para o sucesso de qualquer negócio que possui uma presença online. Um bom planejamento nos ajuda a criar e publicar conteúdo relevante para seu público.

Esse conteúdo manterá seu público satisfeito e isso ajudará a aumentar o reconhecimento da sua marca e produtos, aumentar a reputação da marca e construir a confiança junto a seu público.

Esse processo não pode ser considerado hoje uma despesa, mas um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu negócio.

Em conclusão, qualquer negócio que possuir em sua biblioteca, os conteúdos evergreen, eventualmente irão ajudar o site a aparecer mais nas pesquisas, e isso significa mais tráfego, e consequentemente mais vendas.