Google Meu Negócio: Qual a importância para sua empresa

A princípio o Google Meu Negócio oferece uma oportunidade sensacional para empresas aparecerem nos resultados de pesquisa. E a melhor coisa sobre ter essa oportunidade de ser listado, é que, tudo é feito de forma gratuita.

a importancia do google meu negocio para sua empresa

Posteriormente você verá neste artigo, como o Google Meu Negócio se tornou tão importante para qualquer empresa que já possui uma estratégia de marketing digital e pretende aumentar sua presença online.

O que é um perfil no Google Meu Negócio

Só para ilustrar, através de um perfil no Google Meu Negócio, é possível listar a localização da sua empresa no Google Maps e nos resultados de pesquisa local.

Em seguida, você usará esse perfil para exibir informações sobre sua empresa, incluindo os horários de funcionamento, um número de contato e até mesmo um link para seu site. Recentemente, o Google lançou um novo recurso que permite ao dono da conta publicar um link para artigos ou eventos que aconteceram no local.

Em suma, com essa oportunidade de se posicionar nos resultados de pesquisas gratuitamente, devemos considerar que toda empresa precisa ter um cadastro no Google Meu Negócio. Mesmo que sua empresa não tenha um espaço físico, considere ter um perfil dentro da ferramenta.

Melhore a visibilidade da sua empresa nas pesquisas locais

Uma das maneiras mais simples e eficazes de fazer com que sua empresa seja encontrada na internet, é configurando o seu perfil no Google Meu Negócio. Cada vez mais, as pesquisas estão se tornando geograficamente específicas e os algoritmos do Google foram desenvolvidos para levar em consideração a intenção do usuário.

Você provavelmente já fez uma pesquisa no Google, como por exemplo, ‘lanchonetes delivery por perto’. O Google facilita sua vida quando a partir desse termo de pesquisa ele te mostra uma lista de 3 locais onde você pode comer com base na sua localização atual.

Dito isso, as 3 empresas que estão próximas a você, estão a um passo de chamar sua atenção e te atrair como um cliente.

Se esses lugares não tivessem um perfil no Google Meu Negócio, eles não teriam sido mostrados. Pense nisso em um contexto para sua empresa, seja qual for o tamanho dela ou qual produto/serviço que ela vende.

Você como empreendedor precisa saber que o Google faz atualizações a todo momento em seus algoritmos, então para ser encontrado em uma pesquisa local, é crucial ter um posicionamento na ferramenta do Google Meu Negócio e além disso, estar sempre otimizando a mesma regularmente.

Como otimizar o seu perfil do Google Meu Negócio

Logo após cadastrar a sua conta e reivindicar o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio, a próxima etapa é garantir que ela seja otimizada e que você preencha toda informação relevante. Nesse momento, quanto mais informações você inserir, melhor.

Quando as pessoas pesquisarem por algo relacionado a sua empresa e derem de cara com seu perfil, o próximo passo deles será verificar as informações sobre a mesma, como detalhes, serviços e horários de funcionamento.

A maneira como as pessoas estão pesquisando na internet está mudando, por isso, as informações precisam ser instantâneas. Se você não definiu um endereço comercial válido, não será fácil para elas encontrarem sua localização física.

Consequentemente, se sua empresa não for fácil de ser encontrada, as pessoas irão procurar por outro lugar, e você perderá esse cliente em potencial.

Esse é o ambiente online em que as empresas devem competir, por isso, verifique se sua empresa está aproveitando essa mudança no comportamento das pessoas, e não prejudicando as oportunidades de atrair novos clientes.

Faça uma boa descrição para sua empresa

Uma das boas práticas na hora de otimizar seu perfil no Google Meu Negócio, é escrever uma boa descrição para sua empresa e que seja relevante para as pessoas que pesquisam. A descrição é utilizada como uma visão geral sobre o que sua empresa faz e as palavras-chave relacionadas a ela podem ser usadas aqui.

A descrição da sua empresa pode ter até 750 caracteres, mas vale a pena obter as informações mais relevantes nas primeiras frases. Tente incluir de 2 a 3 palavras-chave que a descrevem.

Poste conteúdos no Google Meu Negócio

Hoje você pode atrair visualizações para sua empresa fazendo postagens no Google Meu Negócio. Esse conteúdo será exibido nos resultados de pesquisas e no Google Maps.

Para criar um conteúdo, basta acessar sua conta no Google Meu Negócio e clicar em ‘Postagens’, após isso, clique em ‘Adicionar atualização’, como mostrado na figura abaixo.

importancia do google

Pronto. Agora você irá carregar uma ou várias imagens, vídeos, digitar um texto com até 300 palavras ou adicionar um evento que incluirá a data de início e término.

Se você acha que para por aí, está enganado.

Além de publicar vários formatos de conteúdo, você poderá adicionar uma chamada para ação, o que nós chamamos de CTA. As opções para o uso dessa chamada são: ‘Saiba mais’, ‘Reservar’, ‘Inscrever-se’, ‘Comprar’ e ‘Obter oferta’.

Certamente, a opção de postagens oferece grande flexibilidade para promover eventos, compartilhar conteúdos e divulgar seus produtos ou serviços, destacando quando você está executando ofertas especiais.

Uma observação a fazer sobre as postagens no Google Meu Negócio, é que elas ficaram disponíveis durante 7 dias, antes que você a substitua. A boa notícia é que o Google te enviará um lembrete sobre esse prazo de validade da publicação.

Enfim, se você já configurou o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio, mas ainda não usou esse recurso de postagens, espero que agora você saiba o quanto isso é benéfico para o aumento da visibilidade da sua marca.

Lembre-se de ficar sempre atento ao prazo de validade das suas postagens, como citamos anteriormente. Uma dica é que você atualize 1 vez por semana suas postagens. Já os eventos podem ser visualizados por mais tempo e expiram automaticamente no dia da realização do mesmo, o que é muito útil.

Publique até 10 imagens ou vídeos nas postagens do Google Meu Negócio

A partir de fevereiro de 2020, todas as contas podem adicionar até 10 fotos ou vídeos á suas postagens. Isso significa que você pode se destacar ainda mais dos seus concorrentes. Imagens e vídeos podem contar a história da sua empresa, além disso, para quem possui um comércio eletrônico é uma grande oportunidade de divulgar seus produtos.

Publique imagens regularmente

Você pode ter adicionado imagens principais, como o exterior/interior da sua empresa, sua logomarca e sua equipe, mas não pare por aí. Poste imagens sempre que puder. Isso irá sinalizar o Google que você está ativo e favorecerá a visibilidade do seu perfil nos resultados de pesquisas local ou no Maps.

Colete avaliações

Independente se for bom ou ruim, responda todas os comentários que sua empresa recebe, principalmente os ruins, pois isso fará com que outros clientes percebam que você leva a sério críticas negativas e que seu objetivo é estar sempre melhorando.

Também procure reconhecer quando os clientes deixam uma boa crítica, pois ela mostra um nível de envolvimento no estágio pós-compra.

Por fim, use as avaliações como uma oportunidade de melhorar sua empresa. Aprenda o que as pessoas gostam e o que não gostaram para melhorar a experiência deles. As avaliações são dados valiosos para uma empresa.

Não perca os benefícios do Google Meu Negócio

Em conclusão, agora chegou o momento de você verificar se sua empresa possui um perfil atualizado e bem detalhado no Google Meu Negócio. Não perca tempo, pois você estará perdendo uma das melhores maneiras gratuitas de aparecer nos resultados de pesquisas do Google.

Tudo que você precisa é organizar suas atividades diárias, separar um tempo para tentar conhecer mais a ferramenta e otimizar seu perfil. Por isso, certifique-se de fazê-lo. Certamente você verá os benefícios instantaneamente.

Em suma, descubra como criar sua conta no Google Meu Negócio com um guia completo na minha coluna do Só Sergipe.