5 dicas de marketing digital para empreendedores

  • Post category:Marketing

5 dicas de marketing digital para empreendedores

Veja neste artigo, algumas dicas de marketing digital, e como ele se tornou prioridade no trabalho de divulgação de uma empresa, produto ou serviço, afim de obter melhores resultados na internet.

Dicas de marketing digital para empreendedores

A tecnologia dos mecanismos de busca e a maneira pela qual as pessoas a utilizam, mudam e evoluem a todo instante. O mesmo pode ser dito para sites de empresas. Um dia, o seu site que não é criado de forma otimizada para dispositivos móveis está funcionando muito bem e, em seguida, uma grande mudança ocorre aparentemente da noite para o dia, e o tráfego do site da sua marca cai, além disso, as conversões também acompanham esse declínio.

Seu trabalho como empreendedor ou dono de uma startup é criar um produto que resolva um problema, encontrar uma maneira de monetizar esse produto, gerar receita e contratar uma equipe certa para manter o crescimento dela estável, correto?

Não é esperado que você fique atualizado sobre tudo que acontece no mundo das estratégias de marketing digital. Mas você não pode ser tão ingênuo ao pensar que não precisa saber de nada.

Confira a seguir uma lista de 5 dicas marketing digital cruciais para o seu negócio, seja ele físico ou digital.

A primeira dica de marketing digital é que a otimização para celulares não é mais opcional

Uma das principais mudanças nos últimos anos no cenário digital é que a pesquisa para dispositivos móveis superou a dos computadores. As atualizações do algoritmo do Google chamam atenção nesse quesito. Isso nos deixou cientes de que nossos sites precisam ser projetados em um formato compatível com dispositivos móveis.

E o que acontece se você não se atentar a isso?

Em uma determinada pesquisa, sua empresa pode sofrer as consequências de insatisfação de alguns usuários fazendo com os mesmos retornem a página de resultados da pesquisa. Isso sinaliza, que hoje eles incluem o celular como um de seus critérios de avaliação.

Há algum tempo o Google já tinha anunciado em seu blog do Adwords, que os dispositivos moveis superaram os computadores em todo mundo. Basta olharmos ao nosso redor, as pessoas vivem suas vidas através de uma tela de celular. Elas estão usando seus telefones para procurar respostas sobre tudo que desejam saber, fazer ou até mesmo comprar.

Para você ter uma ideia, o Google se concentra tanto em dispositivos móveis que, em uma certa época seus engenheiros e gerentes eram incentivados a trabalhar pelo menos um dia por semana exclusivamente com seus dispositivos móveis.

Vamos continuar nossa lista de dicas de marketing digital.

O SEO não está morto e não é um projeto de marketing digital

Existem alguns dos principais mitos do marketing digital, especificamente falando sobre o termo de otimização dos mecanismos de busca (SEO). Os dois que muitos empresários parecem pensar são “que os blogs e o uso do SEO morreram” e “SEO é um projeto de marketing”.

Só no ano de 2015, o Google fez mais de 665 de alterações e lançamentos no seu algoritmo. Dito isso, o grande erro de muitas empresas é acharem que o SEO é um projeto com data de início e término. Elas parecem não entender que os consumidores usam a internet para encontrar informações sobre praticamente tudo. Todos os anos, muitas coisas mudam para startups e empresas que não investem em SEO em tempo integral.

Para abordar o segundo mito de que ele está morto, enquanto existirem mecanismos de busca, sempre haverá alguma forma de interpretação e otimização necessária. O SEO não morre, mas evolui drasticamente.

Você pode pensar no Google como a Receita Federal e os consultores de SEO como contadores fiscais que estão todos os anos dispostos a te auxiliar na navegação e interpretação de novas leis / pesquisas tributárias que surgem.

Muitas das atualizações dos algoritmos acontecem sem que o setor perceba, mas no intervalo de poucos meses uma delas é tão drástica que abala a comunidade online e define quem vence e quem perde nos resultados de pesquisas.

Os empresários não precisam saber todos os detalhes por trás dessas atualizações de algoritmos, mas eles devem entender que é essencial ter alguém na equipe que o faça. Essa é uma das dicas de marketing digital, que podemos definir como a primeira etapa para ter sucesso.

Uma das dicas de marketing digital mais importantes: Vá além da criação de anúncios CPC (Custo por Clique)

Há alguns anos, os anúncios pagos se tornaram a solução perfeita dentro de uma estratégia de marketing digital. Hoje, no entanto, anúncios CPC causam menos impacto – no sentido de que você precisa mais do que um anúncio para convencer um potencial cliente a comprar.

Criar conteúdo útil orgânico pode ajudar a solucionar alguns problemas das pessoas.

Observo algumas empresas despejar centenas e as vezes milhares em anúncios CPC, sem saber como configurar ou segmentar adequadamente os anúncios; mesmo monitorar o seu desempenho.

Atualmente, são necessários vários anúncios, táticas de relacionamento e construção de marca que farão as pessoas notarem sua marca e seu produto. As grandes empresas sabem que precisam adotar redes sociais e mensagens em várias plataformas para que os consumidores interajam com sua marca.

Os anúncios do Google Adwords são úteis, mas ela é uma parte de uma estratégia de venda online. Há mais maneiras de atrair consumidores através do cenário digital, e isso não acontece da noite para o dia.

Você pode ter muitos seguidores no twitter e Instagram, mas como os converte em compras? Eles estão visitando o seu site, mas você os manterá lá? Você está desenvolvendo uma maneira de direcionar os visitantes pelo funil de vendas do seu site?

O lado bom sobre tudo isso é que você não precisa saber tudo. Existem profissionais especializados na área que podem te ajudar. Isso pode não apenas aumentar o ROI de vendas, mas também o ROI da sua marca, lembre dessas dicas de marketing digital.

Dicas de marketing digital valiosas: Ótimo conteúdo = ótimas recompensas

Conteúdo está em todo lugar na internet. Um blog de instruções, um blog comparando produtos, um blog de um especialista, infográficos, tweets, atualizações de status, imagens, pins, fotos, memes, Gifs. Você já consumiu tudo isso na web. E é isso que leva muitos visitantes a um site.

Esses visitantes que por sua vez vão adorar seu conteúdo irão compartilhar com amigos e o resto da internet. De repente, seu site recebe um pico no tráfego e várias chamadas para seus serviços ou pedidos para seus produtos.

Afinal, tudo se resume ao conteúdo, e distribuir conteúdo único e compartilhável é a chave para tornar sua empresa notada na web. Dessa forma, eu considero essa uma das mais incríveis na minha lista de dicas de marketing digital.

No marketing digital a otimização da taxa de conversão pode trazer resultados rápidos

Certamente, todo site de uma empresa iniciante deve ter algo que incentive o usuário a tomar uma decisão, seja assinando um newsletter, preenchendo um formulário de contato ou comprando alguma coisa. Por isso, é importante entender como a taxa de conversão traz bons resultados.

Para que você entenda, a otimização da taxa de conversão (CRO) nada mais é que, a arte e a ciência de ajudar mais visitantes passivos a se envolverem ativamente e a cumprirem mais metas.

Essa otimização não é gratuita, requer a contratação de uma empresa ou um profissional de CRO para ajudar a analisar e determinar a melhor maneira de otimizar um site, implementar um teste A/B e depois fazer os ajustes necessários nos botões CTA, nos formulários de contato ou inscrição etc.

Isso é ainda mais importante para quem possui um e-commerce, com taxas de abandono da página de vendas em média de 68%, por isso você deve otimizar suas páginas da loja e carrinho de compras para conversões.

O que aprendeu com essas dicas de marketing digital?

Por fim, a tecnologia e as estratégias de marketing digital estão sempre mudando, você como empreendedor, não deve se apegar somente a essas 5 dicas.

Assim como startups e empreendedores em estágio inicial estão buscando obter o mercado mais adequado para o seu produto, você não pode esquecer que o branding e o marketing digital são importantes assim como o desenvolvimento desse produto.

Certamente, isso é algo que nem sempre as empresas de mídia e startups entendem por completo. Ações como criar conteúdo, gravar vídeos e criar reconhecimento, são frequentemente deixadas de lado e em segundo plano, o que é uma forma errada de pensar.

Em muitos casos, a primeira experiência que um cliente tem com seu produto é na internet ou redes sociais, isso muito antes deles terem a chance de tocá-lo ou usá-lo em primeira mão.

Se sua empresa não tiver esses 2 aspectos bem alinhados, você poderá estar causando problemas com a conscientização da marca e do produto.

Gostou dessas 5 dicas de marketing digital? Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma a entender como isso é crucial para o crescimento da sua marca na internet.