O que é SEO e porque ele é importante para sua empresa

  • Post category:Marketing

O que é SEO e porque ele é importante para sua empresa

o que é SEO

A otimização de um site nos mecanismos de busca é importante para o sucesso de qualquer negócio. Todo desenvolvedor de um site precisa saber o que é SEO, como funciona e o potencial de tráfego que isso pode trazer para todo tipo de site.

Neste artigo você aprenderá:

O que é SEO? (Otimização em mecanismos de busca)

Primeiramente o SEO significa Search engine optimization. Ou seja, é um conjunto de ações com objetivo de otimizar o seu site para que o mesmo possa ter uma classificação melhor nos resultados de pesquisas orgânicas.

Dito isso, essa prática é uma ótima maneira de melhorar a qualidade de um site, tornando-o acessível em dispositivos móveis, além disso, um site mais rápido e fácil de usar.

Em suma, o SEO pode ser considerado uma estrutura completa em um site, uma vez que todo processo possui uma série de regras (ou diretrizes), várias etapas e um conjunto de ações.

Por que o SEO é importante?

Em um mercado tão competitivo como o de hoje, a otimização nos mecanismos de busca, está cada vez mais sendo o diferencial de marcas que buscam se destacar.

Os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo) atendem milhões de usuários por dia em busca de respostas para suas perguntas ou soluções para os seus problemas.

Se você possui um site, blog ou loja virtual, essa otimização pode te ajudar a obter tráfego gratuito direcionado por esses mecanismos de busca.

A otimização nesses mecanismos é importante porque:

  • A maioria das pessoas que pesquisam no Google tem maior probabilidade de clicar em uma das 5 principais sugestões nas páginas de resultados da pesquisa. Afim de aproveitar isso e obter visitantes para o seu site ou clientes para sua loja virtual, o seu domínio precisa aparecer em uma das primeiras posições.
  • O SEO não envolve apenas os mecanismos de busca, mas boas práticas de SEO melhoram a experiência do usuário e a usabilidade do site.
  • As pessoas confiam em mecanismos de busca, e aparecer nas primeiras posições para as palavras-chave que o usuário está pesquisando, aumenta a confiança do site.
  • SEO é bom para a promoção social do seu site. As pessoas que encontram o mesmo no Google ou Yahoo, têm maior probabilidade de promove-lo no Facebook, Twitter ou outros canais de mídia social.
  • Sites que possuem mais de um autor podem se beneficiar do SEO de forma direta e indireta. Primeiramente, seu benefício direto é um crescimento do tráfego em resultados de pesquisa e seu benefício indireto é ter uma estrutura comum para usar antes de publicar conteúdo no site.
  • Em conclusão, o SEO pode te colocar a frente dos seus concorrentes. Por exemplo, se dois sites estão vendendo a mesma coisa, é mais provável que o site otimizado atraia mais clientes e faça mais vendas.

Uma introdução ao SEO para iniciantes

Para pessoas que nunca ouviram falar do SEO, o conceito acima pode ser complicado.

Em termos mais simples, Search Engine Optimization é uma forma de melhorar um site para que o mesmo se posicione melhor nos mecanismos de busca como por exemplo, o Google, Yahoo, Bing, dentre outros.

Quando você pesquisa no Google, os algoritmos mostram sites em ordem de classificação de acordo com sua pontuação.

Esses algoritmos levam vários fatores em consideração antes determinar qual página da internet está em primeiro, segundo, terceiro lugar, etc.

Otimizar o seu site para os mecanismos de busca, lhe dará uma vantagem sobre os sites de concorrentes não otimizados e aumentará suas chances de classificação mais alta.

Quais são as principais etapas do SEO?

Como foi mencionado anteriormente, SEO não é um processo estático, mas sim uma estrutura com regras e processos.

Para simplificar, o SEO pode ser dividido em 3 tipos:

o que e seo e sua importancia

Técnico: com o SEO técnico, você pode garantir que os mecanismos de busca possam rastrear e indexar seu site sem problemas.

SEO On-Page: regras aplicadas em sites e conteúdos, afim de torná-los acessíveis aos mecanismos de busca.

SEO Off-Page: maneiras de promover o site ou blog para que ele alcance melhores colocações nos resultados de pesquisa.

1ª etapa: SEO Técnico

Iniciamos uma otimização de um site através do SEO técnico. Como o nome já diz, aqui não tem nada a ver com o conteúdo de um site ou com os métodos para promovê-lo.

Em seguida, a etapa consiste em configurar e tornar o trabalho dos rastreadores de mecanismos de busca mais fácil. Normalmente, depois de lidar com essa etapa, você não precisará repeti-la outra vez.

Por outro lado, caso você tenha problemas com rastreamento e indexação, isso pode impactar negativamente sua classificação.

SEO On-Page

Em seguida, vemos a etapa do SEO On-Page. Este tem a ver principalmente com o conteúdo e outros elementos encontrados em uma página.

Ao contrário do SEO técnico e Off-Page, o foco aqui é fornecer aos rastreadores de mecanismos de busca sinais suficientes para que possam entender o significado e o contexto de seu conteúdo.

Lembre-se de que os mecanismos de busca não visualizam uma página como uma pessoa física, portanto, eles usam um algoritmo para procurar sinais e descobrir do que se trata uma página.

É nesta fase que você terá que lidar com a estrutura do site, palavras-chave, otimização de títulos, cabeçalhos, links internos, imagens, dados estruturados e outras técnicas que podem enviar os sinais corretos aos mecanismos de busca.

Caso seguido corretamente, o SEO On-Page também irá melhorar a usabilidade e a credibilidade de um site ou blog.

SEO Off-Page

Além das mudanças anteriores, podemos melhorar a posição de um site nos resultados de pesquisa usando técnicas de SEO fora dele.

O SEO Off-Page também conhecido como link building, mas irei citar aqui o termo promoção de um site na web, pois promover sites vai além de métodos e técnicas do que construir links.

Por que o SEO Off-Page é importante?

Em suma, quando uma pessoa pesquisa por algo na internet, os algoritmos dos mecanismos de busca examinam seu índice e tentam encontrar as melhores páginas para satisfazer a intenção do usuário.

As páginas que são bem otimizadas aparecem nas primeiras posições desses resultados de pesquisa.

Certamente, um dos fatores para determinar a posição de uma página na web é o número de links recebidos (backlinks).

Backlinks são um sinal de confiança e dependendo do local que eles estão vindo, podem afetar sua posição nos resultados.

Se os links vieram de um site conhecido e confiável, sua classificação será afetada positivamente.

Se forem links pagos, links em diretórios de artigos ou resultado de uma troca, sua classificação será afetada negativamente.

Obter esses tipos de links é uma violação de diretrizes do Google e muito provavelmente também resultará em uma penalidade.

O que fazer para obter mais links?

Certamente, essa é uma ótima pergunta e você encontrará diversas respostas diferentes sobre este assunto.

Você pode ler artigos, assistir vídeos de como abordar a construção de links, mas o seu foco não deve ser obter links, mas sim, criar conteúdo relevante para o seu site.

Um bom conteúdo lhe trará links de forma natural, que por sua vez, proporcionará altas classificações e tráfego.

Se você tentar comprar links ou obtê-los de forma fácil, poderá ter sucesso temporário e como consequência, seu site irá cair nas pesquisas do Google de acordo com as novas atualizações do mecanismo de pesquisa.

Como entender o funcionamento do SEO?

Primeiramente, a melhor maneira de aprender como o SEO funciona é praticando o mesmo.

Em seguida, além de aprender os diferentes conceitos e teorias, a única maneira de descobrir se o que você aprendeu funciona, é aplicar todas as técnicas de SEO em um site e monitorar seus rankings.

Se suas classificações e tráfego orgânico melhorarem, isso significa que você está na direção certa. Caso contrário, você terá que revisar sua estratégia e plano de ação de SEO, uma sugestão minhas é utilizar a ferramenta SEMRUSH para criar sua estratégia.

SEO e marketing digital

Algumas pessoas vivem perguntando “ SEO é o mesmo que marketing digital? ” A resposta mais simples que posso te dar é que essa otimização é uma das ferramentas disponíveis no seu arsenal de Marketing Digital.

O SEO pode ser parte fundamental da sua estratégia de Marketing Digital, que geralmente incluirá outros fatores, como redes sociais, anúncios CPC, conteúdo, etc.

Um bom conteúdo ainda é o fator mais importante em um site

Antes de finalizarmos, você deve ter clareza que o SEO não irá te ajudar com um conteúdo ruim em seu blog.

Em outras palavras, usar a otimização de um site com conteúdo não muito bom, suas chances de obter sucesso (a longo prazo) serão mínimas.

Por outro lado, um site com um bom conteúdo pode se sair bem com ou sem essa prática. A otimização nos mecanismos de busca, apenas dará um impulso extra ao site.